A diferença entre dado e informação na Saúde | Arquitetos da Saúde
Gestão na PráticaNovidades

A diferença entre dado e informação na Saúde

A diferença entre dado e informação na Saúde

No dia a dia de muita gente a diferença passa despercebida, e os termos “dado” e “informação” viram a mesma coisa.  

Mas, se você chegou até aqui, é certo afirmar que já tem um certo entendimento ou busca saber mais sobre o uso da inteligência de negócios, a business intelligence (BI), na Saúde.

Então, provavelmente já sabe que dados e informações são conceitos totalmente distintos, e essa diferença – e a importância de conhecê-la bem – se acentua ainda mais no mercado da Saúde.

 

A diferença entre dado e informação

Antes de avançarmos, vamos aos conceitos

Dados: são a matéria-prima da informação. Se os sistemas de BI fossem um organismo, os dados seriam suas células. Podemos defini-los, também, como conhecimento bruto, ainda não lapidado. Ou seja: os dados representam um ou mais significados que, de forma isolada, não conseguem ainda transmitir uma mensagem clara.

Informações: são formadas por dados devidamente tratados e analisados, produzindo conhecimento relevante. Voltando à analogia, do organismo, as informações seriam os órgãos, vitais para a operação do sistema. Diferentemente dos elementos brutos do tópico anterior, elas têm significados práticos e podem ser utilizadas para reforçar o processo de tomada de decisão.

 

A importância dos dados e informações

Embora as informações sejam mais importantes que os dados, os dois não conseguem caminhar sozinhos. Um dado não é muita coisa sem ser analisado; enquanto a informação pode até existir sem o dado (se for obtida de outra fonte, por exemplo), mas um conjunto de dados é o melhor caminho para uma informação confiável.

E o que isso tem a ver com o mercado de saúde? Há poucas atividades com tantas camadas de regulação quanto este setor. Isso faz com que as relações entre seus principais atores sejam quase sempre conflituosas. Então, o caminho encontrado por muitos deles para a sobrevivência institucional e financeira foi a união em conglomerados. Para eles, a ideia é tentar ganhar mais com a larga escala e o controle da oferta em vez da melhoria dos serviços propriamente dita. 

Por isso a coleta e análise de dados – para que eles se tornem informações – é essencial. Com eles é possível conhecer o mercado de forma profunda ou realizar um benchmarking.

E aqui temos uma boa e uma má notícia para dar. A boa: o setor de saúde tem muitos dados disponibilizados de forma pública pelo governo federal, e com mais precisão pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), no caso de indicadores relativos aos planos de saúde, seus produtos, seus clientes e a rede de prestadores.

A má notícia é que quanto mais detalhados esses dados são, mais difícil se torna o acesso a eles. Quando são encontradas, os dados revelam peças gigantescas quase impossíveis de analisar – a não ser que o interessado tenha uma equipe dedicada somente a essa tarefa.

Quer dizer: os dados existem em abundância e podem ser até facilmente encontrados, mas sua transformação e informação ainda é difícil. 

 

Fale com a Arquitetos da Saúde

A Arquitetos da Saúde é uma empresa especializada em consultoria para a gestão de planos de saúde em empresas. Atuamos também com cursos para a área e oferecemos uma ferramenta digital de inteligência que compila dados públicos da ANS e os apresenta de forma intuitiva em um dashboard fácil de gerir.

Se você é gestor de hospitais, clínicas ou de operadoras de saúde, sabe que não dá para perder tempo mergulhado em planilhas nem sempre muito amigáveis disponíveis nos sites do governo. Conheça nossa solução de Business Intelligence e veja como ter acesso facilitado aos dados pode ajudar no seu negócio.

Nossa ferramenta oferece a granularidade necessária para oferecer informações de cada município brasileiro, com o maior nível de atualidade possível – visto que os dados vêm diretamente da ANS. Um painel completo para nortear as melhores decisões para o seu negócio.

Quer saber mais?  Fale conosco para mais informações.

Deixe um comentário