Uma dúvida que atinge gestores de Recursos Humanos com frequência diz respeito à troca ou manutenção do contrato com o plano de saúde. Podemos afirmar que, na maioria das vezes, essa decisão é tomada às pressas, numa visão de curto prazo diante de pressões urgentes por economia de recursos, sem o planejamento adequado.
Diante desse cenário, essas mudanças são quase sempre delegadas a intermediários que nem sempre estão interessados em atender prioritariamente os interesses da empresa, mas sim os seus próprios.
E, com isso, o novo contrato já começa errado – embora, inicialmente, possa de fato haver uma redução de custos. O que provavelmente se revelará uma “pegadinha” na hora da renovação, com a imputação de um reajuste elevado.
Diversos fatores envolvidos
Como dissemos acima, o grande motivador da revisão do plano de saúde empresarial é o fator financeiro.
Mas há muitos outros pontos que devem ser considerados. Pagamento de multa rescisória, criação de um plano de comunicação para os beneficiários, cuidado com a saúde e satisfação dos colaboradores…
Além de tudo isso, o RH também deve ser capaz de analisar o histórico de precificação da operadora e o preço médio atual de sua carteira para saber se um eventual desconto oferecido está dentro da realidade do mercado.
Apenas um bom redesenho do plano pode indicar se a troca ou manutenção do plano é compensatória. O redesenho ajuda a impor limites, de acordo com aquilo que a empresa quer e necessita.
Não há respostas prontas ou fáceis, mas o redesenho fornece os elementos necessários para uma boa decisão.
Aprender é preciso
A gestão de benefícios é apenas mais uma entre tantas demandas para gestores de RH. Ao mesmo tempo, é um tema complexo que exige muito conhecimento. Como fazer o redesenho em meio a tantas tarefas paralelas?
Uma opção é recorrer a consultores especializados. Outra é aprender para fazer o redesenho por si próprio.
Por isso, os gestores podem recorrer a cursos que ensinam os gestores a lidar melhor com os contratos e sua renovação. Dessa forma eles ganham mais autonomia e segurança para definir o que é melhor para a empresa.
Conheça o curso da Arquitetos da Saúde
A Arquitetos da Saúde é uma empresa especializada em consultoria para gestão do plano de saúde empresarial. Além da consultoria e da ferramenta de Business Intelligence (BI) para análise de dados do mercado, oferecemos também um curso para quem quer saber mais sobre a gestão do plano médico coletivo.
O curso é on-line e dividido em seis módulos, mais um estudo de caso, com um total de oito horas. Além disso, realizamos webinars com frequência para discutir ao vivo os temas das aulas.
O grande intuito é oferecer condições para que gestores adotem a melhor gestão possível dos planos de saúde. Entre em contato para mais informações.