O Pool de Risco é o agrupamento de contratos coletivos com até 29 vidas para o cálculo e aplicação de reajustes do plano de saúde. Ou seja: todos os contratos com essa característica são reajustados pelo mesmo índice. Vale lembrar que a maneira de calcular o reajuste pode variar de acordo com a operadora contratada. Por isso, a fórmula deve estar descrita no contrato do plano de saúde.
Abaixo apresentamos os reajustes aplicados por algumas operadoras para os contratos coletivos até 29 vidas que integram o chamado “Pool de Risco”, regulamentado pela Resolução Normativa 565 da ANS (antiga RN 309). A ANS dispõe na regulamentação que as operadoras devem divulgar em seus sites a relação dos contratos e seus respectivos planos que compõem o Pool de Risco. Desta forma, a fonte das informações é o próprio site das operadoras consultadas e listadas a seguir.
Percentuais de reajuste conforme disposto pela RN 565 (que revogou a RN 309) para contratos até 29 vidas | Histórico e acumulado
NOTAS:
1 Representam 46% do total de beneficiários de planos de saúde (conforme dados do SIB/ANS) e 61% dos beneficiários de planos coletivos até 29 vidas (conforme dados do RPC/ANS).
Período de maio/2024 a abril/2025
© Copyright 2022 Arquitetos da Saúde | Todos os direitos reservadosPolítica de Privacidade