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Gestão de plano de saúde: é possível melhorar?

gestão de plano de saúde

Embora não seja uma obrigação dos empregadores – exceto para o caso de atividades que seguem convenções trabalhistas –, a contratação de planos de saúde para funcionários é ponto pacífico em empresas de diferentes portes e setores.

Uma das vantagens é que contratar um plano de saúde possibilita eventualmente o abatimento de impostos, por parte do empregador e do empregado. Além disso, há estudos que comprovam o aumento da produtividade em trabalhadores que mantêm convênio. 

Outro benefício é que as empresas conseguem reter talentos quando oferecem os melhores planos em detrimento das que não oferecem nada ou daquelas que oferecem parcialmente. O plano de saúde é objeto de desejo dos brasileiros, sobretudo em tempos de pandemia.

Enfim: há motivos de sobra para que empresas contratem planos de saúde. Mas isso não significa que fazer a sua gestão não gera dores de cabeça. Pelo contrário.

Gestão de Plano de Saúde 

Gestores de Recursos Humanos conhecem bem os problemas relacionados à gestão de planos de saúde. Podemos elencar alguns deles:

Falta de previsibilidade

As empresas, quando se trata do plano de saúde, em geral, fazem planejamento de 12 meses apenas. Só voltam a conversar sobre a renovação no reajuste anual e em cima da hora. Acabam sendo pegas de surpresa com altos índices de reajuste e sinistros não previstos que afetam o equilíbrio do contrato.

Falta de conhecimento

Na hora de sentar à mesa para negociar, os representantes das empresas muitas vezes são bombardeados com informações, por parte dos planos, que não sabem se são razoáveis ou não por falta de um bom benchmarking ou dashboard estruturado. O que gera insegurança na hora de renovar o contrato.

Conflito de interesses

Se o contrato é intermediado por quem atende e é remunerado por qualquer elo que não seja o próprio cliente, não há como eliminar um conflito inerente de interesse. Até porque, muitas vezes, a troca de operadora pode ser muito mais atrativa financeiramente do que a manutenção do mesmo contrato.

Lógico que a troca de plano médico numa grande empresa nem sempre é  uma decisão exclusiva do RH ou de quem faz a intermediação, mas o conflito do possível maior ganho está ali presente.

Cultura institucional

Se a empresa tem um discurso, por exemplo, de equidade e acolhimento aos seus colaboradores, mas a elegibilidade do plano médico não reflete isso, fica difícil reestruturar a política de benefícios. Se uma empresa oferece plano de saúde, mas, por exemplo, nega a inclusão de dependentes, é difícil conciliar com um discurso de acolhimento.

Como melhorar a gestão de plano de saúde?

Com um bom serviço de consultoria é possível sanar todos os problemas listados acima. O sonho de gestores de RH, no entanto, é reduzir os custos e manter o mesmo nível de qualidade nos benefícios oferecidos aos funcionários. Ou continuar pagando o mesmo, mas gerar resultados reais na gestão do custo de saúde da empresa.

É possível? É. Existem ferramentas obrigatórias para uma boa gestão, tais como a mentoria de um assessor com conhecimento técnico, da legislação e do mercado de saúde para saber como recontratar o plano médico, apontar oportunidades reais e arestas a serem aparadas.

Mas acima de tudo, é preciso ser assessorado por quem tem isenção de fato. É preciso se tornar protagonista da gestão do seu contrato sabendo que um investimento bem feito em planejamento e execução traz mais resultados do que a velha prática de apenas negociar reajustes.

É preciso lembrar que resultado muitas vezes precisa de estratégia e foco para criar as expectativas corretas dentro da organização. Um plano de ação certeiro, realista e possível.

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A Arquitetos da Saúde é uma empresa especializada em consultoria para gestão de planos de saúde empresariais. Oferecemos pacotes específicos de acordo com o tamanho e setor de sua empresa, e disponibilizamos um pré-diagnóstico gratuito da situação gerencial dos benefícios em sua empresa.

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