Arquitetos da Saúde

Como usar os dados públicos da ANS a seu favor?

dados ANS

A regulamentação da saúde suplementar exige a disponibilização de dados, de forma pública, dos atores envolvidos na cadeia produtiva – operadoras, prestadores de serviços, etc, em diferentes níveis.

Essa compilação dos dados é feita pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), responsável pela regulamentação do setor.

Ou seja: a saúde suplementar é um mercado em que as empresas podem ter acesso a dados bastante reveladores de concorrentes ou contratantes.

Um universo de possibilidades, que justamente por ser tão infindável, acaba se tornando uma grande dor de cabeça para quem precisa atuar com inteligência de negócios. Diante de tantos números, como saber quais podem ser úteis para meu crescimento?

Busca contínua

A ANS está cheia de dados. Mas eles sozinhos não bastam: é preciso transformá-los em informação. Algo que possa ser útil. Mas a informação sozinha também não basta, é necessário uma análise para contextualizá-la. 

E a análise sozinha também não é suficiente sem a pergunta certa – o que exatamente estou buscando? E, por fim, não há pergunta certa se não houver dados para norteá-la…

Um ciclo que representa uma busca contínua e que pode se transformar em um problema para empresas que necessitam desse ciclo para fazer benchmarking e melhorar seu desempenho em meio a um mercado tão competitivo.

Tempo e energia

O primeiro e talvez principal problema é o tempo. Muitos dados da ANS precisam ser baixados em planilhas distintas, para depois serem reunificados e analisados. Uma tarefa custosa, que demanda o empenho de uma equipe ou ao menos um profissional dedicado.

Há ainda o risco de considerar arquivos com bases de datas, por exemplo, diferentes. Já pensou basear uma decisão da sua empresa em uma análise equivocada?

Ferramenta de BI

É justamente pensando nisso que criamos a ferramenta de BI Setorial da Arquitetos da Saúde. Ela funciona com o Power BI (Microsoft) e não é apenas o “espelho” dos dados públicos disponibilizados pela ANS.

Usamos nossa experiência para fazer uma curadoria desses dados, dividindo-os em módulos e sumarizados de acordo com o interesse da sua empresa. Há, ainda, a possibilidade de cruzar os dados com informações de bancos externos, como do SUS (Sistema Único de Saúde) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O campo de análise continua infindável. Mas, agora, está mais fácil de ser visualizado. E você ainda pode contar com a nossa ajuda para fazer as perguntas certas.

Falamos sobre nosso trabalho de inteligência em um webinar realizado no último dia 22 de setembro. Assista abaixo para conhecer melhor essa solução: