Arquitetos da Saúde

Retrospectiva 2022: Arquitetos da Saúde acompanha “terremotos” e apresenta soluções em ano agitado

arquitetos da saúde

O mercado da saúde suplementar iniciou o ano de 2022 com uma grande preocupação: a inflação médica, representada pela VCMH data base 2021, apontando para o céu.

Contratos de planos de saúde empresariais que começaram a vencer a partir de janeiro comprovaram o cenário previsto de reajustes elevados. O que foi confirmado pelo índice definido pela ANS para contatos individuais (15,5%) e que refletiu nos planos coletivos empresariais: a média de reajustes aplicados nos últimos 12 meses até agosto já passava de 20%.

Mas, apesar de ser muito, isso ainda não era tudo. O ano reservava ainda alguns “cisnes negros”, tais como as idas e vindas do rol da ANS, o piso da enfermagem, o fim de limite para terapias e a inclusão tratamentos orais (bastante caros) contra o câncer na lista de procedimentos obrigatórios para os planos.

Retrospectiva 2022

Nós, da Arquitetos da Saúde, estivemos atentos a essas movimentações e nos debruçamos sobre todas elas.

Primeiro, ao relevar, ainda em janeiro, que o mercado havia retomado a “guerra de trincheiras” do pré-pandemia e que os reajustes seriam elevados. Depois, ao avaliar que os 15,5% de reajuste da ANS não era um índice anormal, como se alardeou, sob uma perspectiva histórica.

Depois, acompanhamos de perto as decisões sobre o rol de procedimentos obrigatórios da ANS. Primeiro ao defender o posicionamento do STJ sobre o rol taxativo e, em seguida, mostrando que alguém vai pagar a conta do projeto de lei do Congresso que tornou o rol exemplificativo.

VCMH Brasil

Como de costume, produzimos novamente nossa VCMH Brasil, índice calculado considerando todas as variáveis significativas para o cálculo – e não apenas um recorte. Anunciamos o nosso índice – de 17,56%, referente a 2021 – em um webinar que você pode assistir clicando aqui.

Guia prático para empresas

Em um projeto com a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), produzimos o Guia Prático para a Contratação e Gestão de Planos de Saúde Empresariais.

Com o guia, esperamos transmitir conhecimento que possa ser útil às empresas contratantes de planos de saúde na escolha desse benefício, bem como na gestão mais eficiente do plano concedido aos beneficiários.

Além disso, nossos sócios Adriano Londres e Luiz Feitoza participaram de mais de 50 eventos, entre palestras, congressos, webinares e outros, a convite de entidades do setor.

Análise de dados

Em setembro, realizamos outro webinar para mostrar como os atores do mercado podem utilizar os dados públicos do setor para melhorar seus resultados. Insights para nortear a atuação em um mercado que provê uma infinidade de dados de forma pública.

Opiniões e ensinamentos

Em nossas redes sociais (Facebook, Linkedin e Instagram) produzimos uma série de conteúdos em texto e vídeo com opiniões acerca de pontos sensíveis do mercado e ensinamentos bastante práticos para melhorar a gestão de planos empresariais.

Parte do compromisso que assumimos com nossos clientes e a sociedade, de atuarmos em prol de um mercado mais sustentável. Continuaremos com a mesma missão em 2023. Conte conosco!